quarta-feira, 8 de junho de 2011

Marketing Olfativo



Cada vez mais o marketing olfativo vem se consolidando no Brasil. A criação de identidade para as marcas pelos aromas garante uma sensação diferenciada ao cliente. Além disso, em muitos casos são tão positivas que o consumidor deseja levar estes para casa. Empresas como Equus e Any Any são exemplos de sucesso nesse segmento.

Um outro case interessante e de sucesso foi o caso da walmart. A rede mostrou que ações pontuais em datas comemorativas, aumentam as vendas e garantem sucesso. Na páscoa as redes de supermercados Nacional e Mercadora, presentes nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, aromatizaram as gôndolas com cheiro de chocolate, entre os dias 6 de março e 24 de abril. Isso fez com que suas vendas aumentassem em 30% em relação a mesma época de 2010.

Essa técnica vem sendo utilizada cada vez mais pelos shoppings. No entanto é necessário que cada loja saiba administrar seu território e o seu aroma, para que o consumidor não passe por uma confusão de perfumes. 

O Branding Olfativo não é um processo simples. É necessária uma análise da marca, do perfil da organização, objetivo a ser atingido e até da localização geográfica da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário