quinta-feira, 14 de julho de 2011

Criatividade e inovação!



Normalmente quando se pensa em criatividade, se imagina grandes gênios como Leonardo da Vinci, Mozart, Einstein, Picasso, Santos Dumont entre outros. Claro que esses foram seres fantásticos, que marcaram a humanidade, porém existem outras formas de criatividade que também fazem parte de nossas vidas e que em boa parte dos casos não são lembradas como um grande feito. Atualmente por exemplo  não imaginamos nossas vidas sem uma simples colher.

De uma forma mais geral identificamos criatividade como o processo mental que ocasiona o surgimento de novas idéias.  Esse conceito é bastante abrangente, pois com ele percebemos que o ato de ser criativo não está apenas na idealização de feitos fantásticos, e sim nas criações originais  que tem certa utilidade. Até mesmo a resolução de um problema já mostra o seu lado criativo. Muitas vezes um fato rotineiro para algumas pessoas, pode se tornar uma grande invenção para outra, ou seja , tudo é ponto de vista,  como a invençao do balão por exemplo.  O mesmo foi inventado pelos irmãos Joseph e Etienne Montgolfier em 1783. Joseph ao ver a camisola de sua mulher levitar, depois que ela a colocou perto do forno para secar, teve a  idéia de construir uma grande cobertura em forma de pera, de papel e seda, com uma abertura na base para ser inflado através da fumaça gerada pela palha queimada. Milhões de pessoas já tinham visto este fenômeno, mas somente os irmãos Montgolfier tiraram proveito prático desta observação.

Já a inovação é diferente de criatividade. É pensar em uma coisa nova mais que tenha valor e que seja colocada em pratica . Muitas vezes a inovação é a junção de coisas existentes com o intuito de gerar rentabilidade, como o fato de o cliente utilizar a internet para acessar sua conta de casa. Não foi o banco que desenvolveu a rede mundial de computadores, eles apenas adaptaram esta a sua rotina de trabalho. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário